9 de agosto de 2014

Custo de vida em Dublin.

Semana passada recebi um e-mail pedindo que eu falasse sobre o custo de vida em Dublin. A tabela de preços e gastos é baseada na minha experiência por aqui.

O preço do aluguel em média para um quarto compartilhado é 300 euros (claro, há bem mais baratos do que isso) e um quarto single é em média 400 euros (há bem mais caros do que isso também).

No Studio (o famoso kitnet) em que estávamos morando, o aluguel era de 585 euros, ou seja, 292,50 euros para cada. Preço bem valendo até pela privacidade que só um Studio pode oferecer.

A eletricidade eu considero um pouco cara por aqui. A média fica 25 euros por mês por pessoa (a energia é cobrada de dois em dois meses).

A internet quando dividida é bem barata. Mas se for morar com apenas mais uma pessoa, sairá cerca de 25 euros para cada. Em uma casa dividida pode sair por apenas 9 euros.

Água, por enquanto, é de graça. Há boatos de que já estão instalando os leitores e recolhendo documentos para começar a cobrar em Janeiro de 2015.

Já no quesito alimentação é relativo. Li antes de vir que um intercambista gasta cerca de 30 euros por semana para comer. Aqui nós não gastamos 15 euros cada um e nos alimentamos bem e nada muito diferente do Brasil. Sair para comer em restaurantes pode sair caro.

Não contabilizei o gasto com cerveja porque cada um bebe uma quantidade diferente.. hahaha


O mês todo saía por volta de 403 euros. Nosso aluguel e a internet eram caras, em vista de casas compartilhadas. Na comida arredondei para 60 euros o gasto mensal, mas nem sempre atingia esse valor.

Escrevi tudo no passado porque as coisas mudaram um pouco por aqui. Mas isso é assunto para um próximo post.



See ya!



Nenhum comentário: