30 de abril de 2014

Para quem vem (ou para quem está pensando em vir)..

Desde que escrevi o primeiro post sobre a minha vinda para Dublin, recebi mais de 2000 acessos, ou seja, vou parar de escrever abobrinhas e vou tentar ajudar quem está pensando em vir pra cá. Algumas coisas pesquisei e outras é por experiência própria.

Ainda no Brasil:

1) Decidir fazer intercâmbio é fácil. Difícil é organizar tudo. E acredite, deve ser milimetricamente planejado. Esse mês a imigração fechou 4 escolas aqui (ou proibiu de emitir vistos, whatever) por dar atestado de frequência falso para alunos que não frequentavam as aulas (alunos fantasmas). Então, pesquise bem todas as escolas, converse com quem já está aqui para não ter o perigo de ter que voltar para casa bem antes do esperado. Eu aconselho a comprar por agência, visto que a agência assume um compromisso contigo e pode te evitar algumas dores de cabeça. É mais caro, I know, mas nada compensa a tranquilidade.

2) Para quem tem bens no Brasil, é importante fazer  uma procuração deixando alguém apto a resolver alguma pendência. Eu não tenho bens, mas fiz igual. ^^

3) Muito importante: passe o máximo de tempo com quem que tu gosta. Família, amigos e até mesmo cachorro. Saudade no começo é a coisa que mais incomoda.

4) Confira como está a saúde e traga remédios (os básicos). Aqui não é tranquilo comprar e os brasileiros que vendem cobram meio caro demais.

5) Revise todos os documentos necessários para a imigração e guarde-os na mala de mão. Ah, e não venha sem acomodação certa para, pelo menos, a primeira semana. A viagem é exaustiva e chegar onde tu não conhece, carregando mala e ainda ter que procurar onde ficar é um pesadelo.

Já em Dublin:

1)  Já ouvi e li muitas histórias sobre a imigração. Comigo foi tranquilo, apenas apresentei o passaporte, a carta da escola e a carta da acomodação. Ganhei 3 meses de visto temporário mas já estou agilizando o GNIB.

2) Economia no começo é tudo. Pesquise bem os supermercados e adapte as compras ao seu bolso ( a não ser que tu venhas rico, o que não é o meu caso.. haha). Os mais conhecidos aqui são: Tesco, Aldi e Lidl. Não se jogue em Pubs e auto-controle na Penney's é tudo! ^^

3) Acomodação definitiva é difícil, mas não é impossível. Tem que ficar de olho que vagas surgem todos os dias.

4) Faça rápido o cartão de estudante. Dá desconto em muitas coisas.. (eu ainda não fiz ¬¬)



PS.: Se tiver vindo por agora, aceito creme de leite, sorinan e dorflex. Agradecida.