22 de junho de 2013

Livros: desde sempre mudando meu modo de pensar.

Primeiramente confesso que me passei na compra de livros nos últimos três meses. Comprei suficiente para eu não precisar comprar novos tão cedo.

(esses foram as aquisições só do mês passado e o começo deste mês - entre compras e presentes)

Eu também admito que, de alguma forma, meus pensamentos se moldam pelo que eu leio. Sou totalmente influenciada pelas histórias fictícias (que falam nada mais que a realidade).
Outra coisa é que muitos livros que tenho na minha estante, ainda nem foram tirados do plástico. As vezes me bate até um pouco de culpa por me preocupar mais com eles do que com os livros que tenho que ler para o curso.

O último que li (terminei ontem inclusive) mexeu comigo um pouco mais do que o normal. Não sei bem se é porque me apeguei nos dois personagens principais como se, de alguma forma, me identificasse com a história deles (apesar de, no meu caso, eu não sou a pessoa com câncer).


A Culpa é das Estrelas realmente mexeu comigo. Antes eu pensava que talvez fosse um livro mais infantil (julgando pela capa, as vezes dou dessas), até começar a ler.
Perder alguém para o câncer dói muito e o livro expressa bem isso. Tudo é um 'efeito colateral de estar morrendo', porque na real, a gente sempre está morrendo.

Na história, a Hazel (ou Hazel Grace, como o Gus chamava) gosta muito de ler e um livro em particular (que era o preferido dela), que contava uma história como a dela, acabava assim.. do nada (como a vida de várias pessoas com câncer), ou seja, sem um final definido. E o seu maior desejo, como paciente terminal de um câncer na tireoide com metástase nos pulmões, era que o escritor contasse para ela o que acontecia com os outros personagens do livro pós morte da principal.

Confesso que, hoje, tenho vontade de escrever para o John Green perguntando para ele quanto tempo a Hazel vive após tudo que acontece no livro. Ficou a curiosidade no ar.


Não só sobre este livro, mas despertou a minha curiosidade sobre o que acontece com a Darcy, Ethan, Rachel e o Dex, com a Savannah e o dear John, com outro Dexter depois da morte da Emma..


Sou eu que sinto curiosidades assim?