3 de dezembro de 2011

De repente 21.

Arrumando caixas antigas, encontrei uma pasta com milhões de folhas do tempo do ensino médio. E nessa pasta tinha um rascunho de uma redação que escrevi há quase exatos 5 anos. A proposta, como era final do 3° ano, era escrever como todos nós achávamos que estaríamos 5 anos depois. Me dei o trabalho de digitar.



Osório, 12 de Dezembro de 2006.

"Contrariando o resto, acho que sou a única que não tem um plano definido de vida. Demorei mas decidi: vou fazer Direito. Não por influência de pais e amigos, mas porque acho que é uma profissão que vai me dar várias opções. Diferente de quem já nasce sabendo o que quer fazer na vida, posso ter decidido ontem, ou agora mesmo escrevendo.
É como se eu vivesse no meio desse mundo já. Na minha família, contabilizando exatamente, temos um advogado, uma promotora de justiça, quatro cursando, e eu.. pensando.
A certeza eu nunca tive, como não tenho certeza se vou comer a empada da dona Noeli no recreio. Mas é o que eu escolhi pra mim.
Acho que não vou ser daquelas estudantes de Direito que vão pra faculdade de salto fino e blazer. Bem provável que eu vá de tênis até.
Então, se todos meus planos derem certo, em cinco anos estarei me formando. Provavelmente apavorada com a prova da OAB. A música da formatura eu sei desde sempre: All you need is love. Pretendo já estar trabalhando na área, mas é só um plano.
Pretendo ter mantido todas as amizades e feito algumas novas. Mas não sei se estarei com o mesmo namorado, poxa, tenho 16 anos e menos de dois meses de namoro.
Também não quero estar morando em Osório. Quero poder dizer que fui em shows incríveis, que conheci lugares lindos. Talvez tire a sorte na Mega Sena e tenha compre uma casa em Gramado. não muito grande.
Nunca fui de fazer planos, mas é mais ou menos assim que me imagino daqui cinco anos. Se bem que 21 anos ainda não se pode exigir muita coisa.."


Nota-se que muitas coisas não saíram como eu 'planejava'. Amei meus dois primeiros semestres de Direito, empurrei os outros dois e meio com a barriga e mudei totalmente a minha área. Consegui manter as amizades que realmente importavam, e juro que não são muitas, conto nos dedos de uma mão só. Mas por outro lado conheci e fiz amizades incríveis. O namoro durou só mais alguns meses. Não ganhei na Mega Sena. Mas por outro lado, agora, não faria nada diferente. Tudo que aconteceu nesses cinco anos foram importantes pra formação da personalidade (não to dizendo que é boa) que eu tenho hoje. E obviamente, não vou escrever nenhum tipo de texto imaginando como vai ser minha vida daqui 5 anos a partir de agora.